Disponível em nosso estoque a Incrível GMC-Hummer 350 EV Edition 4×4 2022
GMC Hummer EV é picape elétrica de 1.013 cv.
Picape elétrica que até anda de lado foi a responsável por lançar a arquitetura elétrica Ultium e brinca com a versatilidade desta plataforma.
O Jeep Willys e o Hummer podem ter dimensões completamente diferentes, mas tem duas coisas em comum: são carros criados para uso militar que caíram no gosto dos civís e ainda deram origem a marcas com com seus respectivos nomes. A história dos dois se cruzou na década de 1970, justamente quando o Exército dos Estados Unidos começou a buscar uma alternativa ao velho Jeep.
Dessa busca nasceria o Humvee, criação da AM General que ganhou fama durante a Guerra do Golfo. Mas foi o ator Arnold Schwarzenegger quem sugeriu a transformação do rústico jipe militar em um veículo civil. Foi assim que em 1992 nasceu o Hummer, eternizando o nome dos primeiros protótipos militares.
O que ninguém imaginaria é que 30 anos depois ele se transformaria em um enorme – e complexo – jipão elétrico.
Nem média, nem grande. A Hummer EV tem merece uma categoria própria, de picape gigante, colossal.
Só de comprimento são 5 metros, sendo 3,21 m de entre-eixos. A altura é de 2,05 m e, como bom Hummer, não economiza na largura, de 2,38 m.
O mais curioso é abrir as portas e ver que há praticamente um degrau até acessar a cabine. Isso porque a enorme bateria está alojada ali e ela soma 212,7 kWh, o que representa, basicamente, quase o dobro das maiores baterias de carros elétricos que já testamos até hoje. O BMW iX50 tem 111,5 kWh.
Coube ao Hummer EV estrear toda a arquitetura Ultium, proprietária da General Motors. Este nome promete se tornar tão marcante quanto o Hydra-Matic já foi e contempla não apenas a arquitetura física
do veículo, como a arquitetura elétrica e a tecnologia das baterias. A plataforma um skate modular com baterias alojadas sempre no assoalho e motores menores que o normal, pequenos para deixar espaço para as suspensões. Ainda pode ter arranjos específicos para cada veículo.
Bateria do Hummer EV Divulgação/GMC
As baterias, por sua vez, têm química específica de níquel, cobalto, manganês, alumínio (NCMA), com 70% menos cobalto do que as baterias de geração anterior da GM,
usadas no Bolt. As células podem ser dispostas na horizontal e na vertical dentro dos módulos. O fato de cada módulo ter gerenciamento sem fio facilita isso e ainda reduz a necessidade de cabos e otimiza o espaço.
O resultado é um conjunto com 800V e que pode ser recarregado a 350 kW. Ainda é difícil encontrar estações tão potentes em qualquer país do mundo, mas a GM instalará 3.250 deles nos EUA até 2025 para dar conta do seu maior filhote.
O Hummer EV Edition 1, o único que já está chegando às ruas, pesa 4.110 kg.
Esse peso ajuda a entender a necessidade de uma bateria. Se mover, por si só, já é um desafio enorme para essa picape. Ser capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de 3 segundos é praticamente um milagre da engenharia. Essa missão recai sobre três motores elétricos, um dianteiro e dois traseiros, que resultam em 1.013 cv e 165,9 kgfm. Uma relação peso/potência de 4 kg/cv é digna de um esportivo, mas os complexos sistemas de direção e tração também merecem crédito.
A tração é chamada de eAWD, porque a combinação dos três motores que garante a tração nas quatro rodas. Na dianteira, um bloqueio eletrônico (E-Locker) permite direcionar toda a força para apenas uma roda. O par traseiro pode ter controle independente para otimizar a tração, nada mais que um sistema de vetorização de torque.
Ainda tem a suspensão independente nas quatro rodas com molas pneumáticas que permitem uma variação da altura de até 15 cm, passando de 25 aos 40 cm de vão livre do solo. Mas pode reduzir a 20 cm com controle de largada, modo chamado de Watts To Freedom (sim, a sigla é “WTF” de propósito). Mas não tem erro: a suspensão sempre levanta nas arrancadas e afunda nas frenagens. Pudera: o curso de suspensão é de 33 cm.
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